Thursday, March 29, 2012

MÚSICA CLÁSSICA


Quando eu era muito pequeno, ainda na década de 1950, eu passava muito tempo na casa de meus tios; um deles trabalhava na Rádio Tupy, de São Paulo e, conseqüentemente, haviam muitos discos na sua casa.  Logo aprendi a tocá-los sem causar-lhes muitos danos, e passava horas brincando em frente ao toca-discos.  Escutava de tudo, mesmo porque eu não tinha muita escolha: ou eram discos de música popular, ou eram clássicos.
Com a chegada dos anos 60, chegou também o rock & roll, e troquei tudo aquilo pelo novo balanço e foi assim durante muito tempo.  Já no final da década de 60, conheci Yes, Pink Floyd, Le Orme e outros muitos grupos de rock progressivo que vieram aparecendo.  Minha atração foi imediata, mas foi só nos anos 70 que entendi o motivo dessa atração.  As faixas tinham como instrumento quase que permanente os teclados, que por sua vez colocavam elementos da música clássica nas músicas.  A partir desse entendimento, voltei a procurar os discos clássicos que "herdei" dos meus tios e comecei a absorver a melodia criada pelos mestres.  A partir de então, em um momento ou outro de minha vida, dedico algum tempo a esse estilo de música.

No comments:

Post a Comment